Dica rápida para pós instalação do Fedora 26

Se você é recém-chegado à distribuição Fedora e tiver algum problema para execução de vídeos do Vimeo ou do Youtube em html5, deixo uma dica rápida de como instalar alguns codecs e ficar feliz na sua nova distro.

No Youtube, a mensagem de erro que você deve receber é de que não é possível reproduzir o vídeo e te mostrará o link para a página youtube.com/html5. O problema deverá estar com os plugins h.264 da distribuição.

Habilitar codec OpenH.264 e Instalar plugins

O codec OpenH.264 é mantido pela Cisco e o código-fonte está disponível aqui. O primeiro passo é habilitar o codec no Fedora, que vem desabilitado por padrão:

sudo dnf config-manager --set-enabled fedora-cisco-openh264

Depois, é necessário instalar os plugins do gstreamer e do firefox:

sudo dnf install gstreamer1-plugin-openh264 mozilla-openh264

Instalar e habilitar ffmpeg

Ainda precisei instalar e habilitar codecs do ffmpeg, primeiro habilitando o repositório RPMFusion:

su -c 'dnf install http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm'

Depois instalando os codecs:

sudo dnf install ffmpeg-libs

Configurando o Firefox

Para terminar, vá no menu Extensões > Plugins e habilite o plugin OpenH264:

Reinicie o Firefox e teste os vídeos novamente.

Samuel Barbosa on EmailSamuel Barbosa on FacebookSamuel Barbosa on GithubSamuel Barbosa on GoogleSamuel Barbosa on Twitter
Samuel Barbosa
É servidor público na Rede Federal de Educação, Técnico em Informática e graduando no curso de superior de tecnologia em Sistemas para Internet, amante de guitarras e software livre.